Bate Panela

Canto Cego

“Nos últimos lançamentos da Canto Cego estamos tentando trazer algum elemento do clipe para a capa, e após algumas reflexões sobre como seria executado o clipe pensamos em centralizar a ideia da capa na figura da boneca “tipo Barbie” que é um símbolo bem forte das falas de classe média branca em memes da internet. Esse tema conversa diretamente com a música, pois “Bate Panela” é uma canção que ironiza e debocha dessas ações de protesto que são completamente cômodas.

A boneca foi uma saída pra não usar o rosto de alguma figura pública e conseguir caracterizar o clichê que estávamos querendo retratar. Compramos algumas bonecas junto a alguns adereços, o Magrão fez uma pequena camisa escrito “Brasil” e com uma cartolina criamos o fundo para fotografá-la. Achamos importante que ela tivesse um aspecto sombrio e deteriorado e experimentamos queimar um lado do rosto, o que não deu certo de primeira e tivemos que sacrificar algumas cabeças (risos). Aí começamos a fazer algumas fotos, e as que mais funcionaram ela estava deitada completamente apoiada no fundo. Isso deu um aspecto como se ela estivesse dentro de uma caixa de brinquedo, e gostamos desse resultado, o que acabou nos guiando pra finalização no Photoshop.

Brincamos com a ideia de que essa boneca tivesse sendo vendida como uma boneca que bate panela – “Bate Panela da Estrela!” Assim, finalizamos o layout com os clichês de uma embalagem de boneca, pirando na possibilidade de existir essa suposta boneca Bate Panela. No clipe trouxemos algumas falas com a mesma boneca em animação e outros elementos, como o próprio Ken, memes e figuras em 8-bits que relembram os videogames antigos, brincando também com essa estética colorida e rosa em contraponto ao conteúdo documental mais sério. Por fim, achamos que a capa rosinha com essa Barbie queimada, deu a sensação de estranhamento que a gente queria, um misto de fofura e incoerência, perfeição e assombração.”

Capa

Fotografia e Arte Gráfica:
Roberta Dittz
@a_roma___

Direção de Arte:
Magrão Kovok
@magraokovok

Lançamento

Bate Panela

Canto Cego
@cantocego

Letra:
Magrão @magraokovok,
Marcão Baixada @marcaobaixada,
Roberta Dittz @a_roma___
e Rodrigo Solidade @rodrigosolidade.

Guitarras e efeitos:
Rodrigo Solidade

Bateria:
Ruth Rosa @ruthrosaa

Baixo:
Magrão

Teclados:
Nelsinho Freitas

Vozes:
Canto Cego e Marcão Baixada @marcaobaixada

Produzido por Canto Cego e Rodrigo Solidade

Gravado por Pedro Garcia e Rodrigo Solidade respectivamente nos estúdios Cantos do Trilho e Kora Lab.

Edição:
Rodrigo Solidade

Mixagem e masterização de Pedro Garcia no estúdio Chinelada.

Selo:
PWR Records @pwrrecords

Distribuído por
Altafonte @altafontebrasil

2022

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao continuar navegando, você aceita estas condições ou pode revisar consentimento.